quinta-feira, 18 de abril de 2013

A E.M.T.U. aprende Ônibus da E.A.O.S.A.

Ônibus da E.A.O.S.A. operava sem registro na Secretaria de Transportes Metropolitanos. Mais fiscalizações devem ocorrer no ABC.
(Fonte da imagem : Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: As condições da frota dos ônibus intermunicipais do ABC Paulista em estado precário já são velhas conhecidas dos passageiros, principalmente de algumas empresas como EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, Viação São Camilo, Viação Ribeirão Pires, EUSA – Empresa Urbana Santo André e Viação Imigrantes. Estas empresas normalmente aparecem em primeiro lugar nas listas de reclamações de passageiros e nos últimos do IQT – Índice de Qualidade de Transporte da gerenciadora EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Quando a licitação da área 5 da grande São Paulo, correspondente ao ABC, for concluída, a situação deve registrar melhoria, embora que esta licitação de 2013 será menos exigente que a esperada para todo o sistema metropolitano de ônibus prevista para 2016.
O sistema foi licitado pela última vez em 2006, mas no caso do ABC, os empresários esvaziaram o certame.
Que a frota é antiga e mal conservada, os passageiros sabem. Mas a EMTU identificou em fiscalizações ônibus sem cadastro circulando.
Na prática, um ônibus deste tipo pode ser comparado aos piratas. Sem cadastro, não podem sofrer sanções e não têm autorização de operar.
Na última quarta-feira, a EMTU retirou de circulação um ônibus da EAOSA sem registro no sistema intermunicipal e apreendeu o veículo.
A gerenciadora também apurou denúncia recebida pela reportagem do Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus de que um veículo articulado da empresa, com mais de R$ 7,5 mil em multas e registrado em nome da municipal Viação Cidade de Mauá, do mesmo dono, Baltazar José de Sousa, estaria prestando serviços pela EAOSA. O ônibus não foi encontrado operando.
Em nota, a EMTU diz que vai realizar fiscalizações no ABC Paulista para melhorar o atendimento ao passageiro. Segue a nota na íntegra:
“ Em decorrência das reclamações a respeito das linhas da empresa EAOSA, a EMTU/SP informa que no dia 17/04 a equipe de fiscalização realizou acompanhamento dos serviços da operadora e não constatou a circulação irregular do ônibus de placa BWY 5481.

Por outro lado, o ônibus de placa CNI 2385 de prefixo 990 foi apreendido no Terminal Sacomã, na Plataforma D, por não estar registrado na Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O veículo que ligava Mauá (Jardim Adelina) a São Paulo (Terminal Sacomã) foi recolhido para o pátio da EMTU/SP. Novas fiscalizações estão programadas para a região, a fim de garantir a regularidade da operação “
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário