quinta-feira, 11 de abril de 2013

Donisete Braga vai se reunir com Leblon e VCM por qualidade

Ônibus em Mauá. Prefeito Donisete Braga vai se reunir com empresas de ônibus para cobrar melhoria na qualidade de serviços. Ele também afirmou que recebeu documentação da CPTM para a integração entre os ônibus municipais e os trens, mas não deu data precisa para o início da complementação.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Em entrevista coletiva sobre os cem dias de governo, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, disse que vai cobrar mais qualidade das empresas de ônibus que servem a cidade.
Ele falou que vai ser mais duro com os empresários de ônibus e chamou o sistema de inoperante.
Donisete Braga citou as reclamações recebidas pelo serviço 156 da Prefeitura e que ainda há problemas em relação ao cumprimento de horários.
Na próxima semana deve ser realizada uma reunião com os representantes das empresas de ônibus que operam na cidade. O prefeito discursou que poderá pedir redução de tarifa de ônibus caso as companhias não cumpram as metas estabelecidas pelo contrato de licitação.
Em dezembro, a tarifa municipal subiu de R$ 2,90 para R$ 3,30.
Os transportes em Mauá são operados por duas empresas que ganharam a licitação em 2010. O lote 01 é servido pela Viação Cidade de Mauá e o lote 02 é prestado pela Leblon Transporte de Passageiros.
Em nota, a Leblon diz que faz modificações de linhas e horários para melhorar os serviços e que atua em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana para atender a população com avanços contínuos.
“O Grupo Leblon Transporte de Passageiros aguarda a reunião com a Prefeitura de Mauá e está disposta a auxiliar a administração pública no que for preciso para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Atuando em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a empresa tem realizado alterações de linhas e horários para não só cumprir as metas presentes como estabelecer melhor padrão de serviço. Tais mudanças resultaram em menores intervalos entre os ônibus e ampliação das áreas de atendimento”
A Viação Cidade de Mauá não responde aos pedidos da reportagem para satisfação aos passageiros do que pode fazer para melhorar os serviços.
Sobre a integração entre os ônibus municipais e os trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Donisete Braga disse que a prefeitura analisa os documentos da enviados pela empresa estatal ferroviária.
No entanto, a promessa de integração para março não foi cumprida. Donisete Braga não deu um prazo preciso para o início da complementação entre os ônibus e os trens. Disse apenas que a integração se tornará realidade neste ano.
A respeito da disputa judicial entre Viação Estrela de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros para operação do lote 02, na qual até o momento a justiça deu ganho de causa a Leblon por reconhecer que a vitória da empresa paranaense na licitação foi legítima, Donisete Braga disse que a prefeitura acompanha o caso.
Em dezembro do ano passado, no final da administração do prefeito Oswaldo Dias, a Viação Estrela de Mauá, de David Barioni Neto e criada por Baltazar José de Sousa, chegou a operar depois de ato administrativo no mesmo lote da Leblon.
Mas a justiça paulista entendeu que o ato era ilegal e desrespeitava decisões judiciais anteriores que até estipulavam multa à prefeitura caso o poder público cedesse os serviços à Viação Estrela de Mauá.
A Estrela de Mauá começou a operar nas férias do judiciário. Assim que as férias na justiça acabaram, a empresa teve de recolher os ônibus, que estão parados num terreno de Baltazar José de Sousa, usado como garagem no pátio Princesinha, no Jardim Zaíra.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por : Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário