sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ônibus de Mauá são retidos por irregularidades

Cinco ônibus da Viação Cidade de Mauá foram retidos por irregularidades.
(Fonte da Imagem: Roberto Mourão - Prefeitura de Mauá)
ADAMO BAZANI – CBN: A Prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, informou nesta sexta-feira, dia 05 de abril, que vai intensificar a fiscalização sobre a qualidade da frota de ônibus que serve o município.Todas as segundas e quartas – feiras eletricistas, mecânicos e fiscais da prefeitura no pátio da Secretaria de Mobilidade Urbana verificam os ônibus das duas empresas operadoras: Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiro. São verificados quatro veículos de cada empresa por vez. Se for encontrada alguma irregularidade, os ônibus são recolhidos e só podem voltar às ruas depois de sanado o problema. Persistindo as iorregularidades, os ônibus continuam retidos.
De acordo com nota da Prefeitura, a Viação Cidade de Mauá, do lote 01, apresentou cinco ônibus com irregularidades que foram retirados de circulação. Um deles foi reparado e voltou a operar. Os outros quatro passam por manutenção para voltarem a ter condições de funcionamento. Eles serão vistoriados novamente nos próximos dias.

São analisados diversos itens, desde motor, sistema de escape (poluição), freios, parte elétrica e problemas como bancos rasgados ou soltos, no letreiro (de lona ou eletrônico), se há rasgos na “sanfona” dos ônibus articulados ou danos no assoalho e nos forros internos.

Em nota, o secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio, diz que é obrigação das empresas prestarem serviços com qualidade e segurança.

“Estamos contando com a compreensão das empresas que estão atendendo prontamente as nossas solicitações. Elas são notificadas e damos um prazo para realizarem os reparos necessários. Após essa data os veículos retornam para vistorias, caso tenha sido cumprido o solicitado, voltam a circular”, explicou o secretário.

As incursões também estão sendo feitas nas garagens das empresas Cidade de Mauá e Leblon. “Queremos zelar pela qualidade do serviço prestado. As empresas precisam garantir as condições de conforto e segurança para o passageiro”, disse Paulo Eugênio.

O município de Mauá é servido por duas empresas de ônibus e teve o monopólio dos transportes quebrado em 2010, com a entrada da Leblon Transporte de Passageiros.

No total, são 49 linhas servidas por 229 ônibus. O lote 01 é operado pela Viação Cidade de Mauá com 139 ônibus e o lote 02 é prestado pela Leblon Transporte com 90 ônibus.

Em dezembro, no lote 02, começou a operar a Viação Estrela de Mauá junto com a Leblon, mas uma semana depois, com o fim das férias da Justiça, a empresa teve de recolher os veículos pelo fato de operar sem base legal e sem autorização judicial, descumprindo decisões de diversas instâncias jurídicas que deram à Leblon o direito de operar o lote 02 por ter vencido a licitação dos transportes.


Fonte Blog Ponto de Ônibus

Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário